sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Programa BRANETEC

Dica da Aline Marino. 

É um programa de cooperação entre a CAPES e Nuffic para promover programas de intercâmbio à nível de graduação com o objetivo de "criar e consolidar a cooperação bilateral por meio de parcerias universitárias nas especialidades de tecnologia, favorecendo o intercâmbio de estudantes de graduação, as iniciativas sobre a assemelhação de estrutura e conteúdos curriculares, e metodologias de ensino nos dois países". 

Benefícios: Bolsa (870 euros por mês), auxílio instalação (1300 euros), seguro-saúde (90 euros por mês), auxílio material didático (1000 euros) e passagem aérea internacional (1700 dólares para bolsas menores que 6 meses e 3400 euros para maiores) para estudantes brasileiros. Passagem aérea internacional (2000 dólares) e diárias para docentes brasileiros (140 euros por dia) em missão de trabalho na Holanda. Recursos de custeio para despesas relativas às atividades da parceria desenvolvidas no Brasil (10.000 reais por ano).

Cada projeto terá 2 anos de duração com a possibilidade de prorrogação por mais 1 ano. Cada unidade da Instituição de Ensino superior poderá apresentar para o ano de 2014 somente uma nova proposta de projeto que deverá ter caráter inovador, contemplar o aprendizado da língua do país parceiro, prever a realização de estágios de treinamento quando possível, envolver uma instituição de ensino superior em cada país, apresentar como coordenador um docente com título de doutor há pelo menos 3 anos e que detenha reconhecida competência na área, compor na equipe pelo menos dois docentes doutores. Veja mais informações no edital, no site da CAPES ou no site do Nuffic. Importante: a data limite para envio de propostas é 14 de Novembro de 2013

Você, aluno de graduação, pode estar pensando: O que fazer com essa informação? Bom, você pode propor um projeto para um professor ou apresentar o edital para ele e dizer que está interessado. Com certeza ele terá você em mente na hora de escolher os bolsistas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário