terça-feira, 1 de outubro de 2013

Caltech's Summer Undergraduate Research Fellowships (SURF)

Esse programa é bem parecido com o da Suiça que já falamos. Ele é focado em proporcionar ao aluno a experiência de conduzir um estágio / uma pesquisa científica. Os alunos escrevem uma proposta de projeto e colaboram com um professor para o desenvolvimento do mesmo. Os projetos são desenvolvidos por 10 semanas no verão (do hemisfério norte), isto é, de Junho à Agosto. No final, eles submetem um paper e devem realizar uma apresentação oral no Seminar Day. 

A idéia é que o aluno saia com conhecimentos e habilidades para:
  1. Desenvolver uma pergunta científica, problema e desenhar um estudo.
  2. Aplicar princípios básicos e conhecimentos encontrados na literatura que se relacionem com sua pergunta.
  3. Desenvolver uma proposta para descobrir a resposta para sua pergunta ou problema.
  4. Aplicar e avaliar a metodologia empregada.
  5. Coletar, interpretar e criticar os dados para responder a pergunta proposta e avaliar o desenho do estudo.
  6. Comunicar seus achados.
  7. Apreciar o que a pesquisa científica implica.

No fundo, parece bem com um projeto de iniciação científica no Brasil só que mais condensado. Eles exigem dedicação exclusiva (não se pode ter outro emprego ou estar cursando matérias), participação no projeto por um período de 10 semanas, a submissão de dois relatório parciais, a submissão de um abstract para o projeto, a submissão de um relatório final aprovado pelo orientador e a apresentação oral no seminário já citado. Outras atividades propostas pelo programa são seminários semanais, uma série para desenvolvimento profissional e sobre cursos de pós, atividades sociais e culturais, jantar semanal SURFSAC e alguns trabalhos de campo (field trips). 

A diferença está no pagamento. Eles consideram os participantes do SURF como empregados da Caltech e por isso pagam uma bela quantia de $600 por semana. No caso dos americanos eles devem pagar taxas mas alunos internacionais podem entrar com um pedido para isenção dessas taxas estaduais e nacionais.

Os alunos podem morar na residência da Caltech durante o período do estágio (e apenas durante o período do estágio, nenhum dia a mais). Vale a pena olhar as opções on e off campus pois é possível que off campus seja uma opção mais barata. 

Saiba mais clicando aqui. Veja aqui como foi o calendário de 2013.

Ps: No fundo, esse programa é uma opção mais voltada para alunos da área de engenharia ou ciências básicas (biologia, física, etc) considerando a tradição da universidade e a divisão dos departamentos. São eles: Biology & Biological Engineering, Chemistry & Chemical Engineering,  Engineering & Applied Science, Geological & Planetary Sciences, Humanities & Social Sciences, Physics, Mathematics & Astronomy. Ou seja, até existem opções para pessoas não tão ligadas em exatas mas acredito que existam mais oportunidades para alunos de exatas (isso é uma suposição!). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário